contato@dralauraohana.com.br    |   

Por que a criança só faz manha quando a mãe está perto?

A criança tá ali tranquila sendo cuidada pelo pai, pela vó, pela tia ou pela cuidadora da escola... e vem se comportando muito bem. Mas é só a mãe chegar que começa a manha.

Mas porque criança faz manha com a mãe?

A resposta é simples.

É porque manha se chama "manh"a... Porque se fosse só na presença do pai, se chamaria "panha". Se fosse com a tia, se chamaria "tinha". Se fosse com a vó, se chamaria "vonha"... simples assim, né não?! ... Rsrs

Brincadeiras a parte, é mais ou menos isso mesmo. As crianças manifestam plenamente as emoções em situações e com pessoas com quem elas se sentem seguras. Dificilmente ela vai fazer manhã com uma pessoa que ela acabou de conhecer. Em situações onde não se sente plenamente segura, a tendência é a criança se retrair e ficar mais quietinha.

Sabe aquela velha história... você fala pro médico que a criança é danadinha e apronta todas. E na frente do médico o pequeno fica quietinho no seu colo, com carinha de anjo? Pois é... é porque ele ainda não está completamente seguro pra manifestar as suas emoções.

E existe maior representação da segurança do que a mãe? Aquela que foi a casinha do bebê durante 9 meses? Aquela que é ou foi a fonte de alimento e aconchego? Aquela que acorda nas madrugadas pra socorrer o choro... que dá beijinho pra sarar o dodói... Aquela que além de tudo isso abraça, beija, dá amor e carinho? Não existe, não, minha gente... é ela! A toda poderosa! A estrela maior! A figura reluzente de segurança! A mamãe!

É por isso, que é perto da mãe, que a criança expressa, sem filtro, aquilo que está sentindo.
Chora, grita, se joga no chão...

Tá explicado?!

A próxima vez que você ver uma criança fazendo manha perto da mãe, lembra que não é criança mal educada, não. É criança bem amada!

Quem mandou ser o amor da vida do seu filho?! Agora aguenta... e acolhe.

Laura Ohana - Doctoralia.com.br