contato@dralauraohana.com.br    |   

Por que brigamos com nossos filhos?

A gente briga porque tem pressa.

Pressa de resolver um mau comportamento. Pressa que nossos filhos amadureçam logo. Pressa de que eles saibam se comportar como a sociedade espera. A gente tem pressa de ter filhos prontos pro mundo quando ainda são crianças.

Se eu posso te dar uma dica preciosa sobre educação de filhos, é a seguinte:

Não tenha pressa. A pressa não combina com o curso natural da infância. Nem com o curso normal da natureza.

Se você planta uma árvore, não adianta ficar brigando com ela pra ela crescer logo. Isso não vai resolver e vai tornar seu dia mais estressado.

Você precisa regar, cuidar, observar se a terra é fertil, se a estação do ano está favorável, entender que em alguns momentos as folhas vão cair e outros algumas pragas podem atrapalhar...

Mas vai ter tempo de flores e vai ter tempo de frutos.

Assim são nossos filhos. Você vai passar muitos anos (muitos mesmo) semeando, regando, adubando, protegendo, até você ver as flores e frutos começarem a nascer.

Mas não se preocupa. O percurso é bonito e prazeroso, embora possa ser cansativo as vezes. Mas você vai ver folhinhas germinando, o caule engrossando, as raízes se fortalecendo.

Cuida do seu filho com amor. Amor e respeito. Estuda, com tantos livros (ou mesmo videos no youtube, perfis no instagram...) de pessoas que já passaram por isso e te falam sobre formas de educar com amor e respeito.

Não queira um mini adulto. Não se apresse. Essa fase um dia chega.

Acolhe seu bebê, sua criança, seu adolescente e até o seu adulto. Respeita as estações da vida. E quando você menos esperar vai ver os frutos desses seus cuidados amorosos adoçando o mundo a sua volta.

Assim são as crianças. Assim é a natureza. Assim somos nós.

Laura Ohana - Doctoralia.com.br